Você está em: Especificação, Instalação e Manutenção / Especificação Técnica
ESPECIFICAÇÃO, INSTALAÇÃO, MANUTENÇÕES E GARANTIAS.

INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO
Orientações gerais para medir, preparar e instalar o piso vinilico. Leia cuidadosamente todas as instruções antes de instalar. O não cumprimento destas instruções pode afetar a garantia do piso.

CONDIÇÕES GERAIS DO CONTRAPISO

O CONTRAPISO DEVE ESTAR:

– Completamente livre de cascalho, sujeira, graxa, óleo, adesivos velhos e pintura.
– Firme, sem rachaduras, peças de cerâmica ou pedras soltas, movimentações estruturais ou de curagem.
– Seco e isento de qualquer umidade, perfeitamente curado, impermeabilizado, totalmente isento de vazamentos hidráulicos.
A umidade da superfície deve ser medida com instrumentos adequados e não deve ser superior a 2%. Não colocar sobre argamassa de cimento não protegida de possíveis aumentos de umidade (deve haver uma barreira de vapor, manta asfáltica ou similar). Liso e sem depressões ou desníveis maiores que 1mm que não possam ser corrigidos com a massa de preparação.

PREPARAÇÃO DO CONTRAPISO:

Massa de preparação: Para corrigir a aspereza e regularizar o piso este deverá ser utilizado com composto autonivelante ou argamassa de regularização.
Retirar com o auxilio de uma vassoura o excesso de pó e de sujeira da superfície.
Aplicar o composto auto nivelante ou a argamassa com o auxilio da desempenadeira lisa. Reaplicar quantas vezes necessário para ate ter uma superfície lisa.
Lixar a superfície antes de cada aplicação.
Após 12 a 24 horas lixa a superfície, varra novamente e por fim aspire, assegurando-se que não haja partículas soltas como poeira, areia, gesso, etc..

CONTRAPISOS INADEQUADOS:

Cimento queimado: deverá ser picotado e preparada uma nova base.
Qualquer tipo de madeira (tacos, tabuas, parquets, etc.: o piso deverá ser removido e preparada uma nova base.
Pisos cerâmicos, porcelanatos ou pedras: o piso devera ser preparado com um composto de auto nivelamento com capacidade adesiva para assegurar a qualidade da base para instalação do piso de vinil. Deverão ser aplicados com orientação técnica do fabricante.
Banheiros: deve-se evitar o uso em banheiros, pois o contato constante com agua e umidade pode comprometer o desempenho da cola.

CONSIDERAÇÕES GERAIS:

Antes da aplicação o piso vinilico deve descansar (esticado) no chão durante 24 horas, em temperatura média de 15° a 25°C.
Assegurar-se de que todos os produtos a serem usados são do mesmo lote de fabricação.
Encontre o centro exato do piso fazendo uma linha vertical e uma horizontal pelo piso.
Meça a área das linhas marcadas e comece aplicando a cola no primeiro quadro da área dividida do piso.
A quantidade ideal de cola acrílica é de 350g/m2 a 400 g/m2.
Mantenha a distancia de 1 mm da parede à borda do piso.Pressionar firmemente contra o chão para assegurar que ele esteja bem assentado.

APLICAÇÃO DO ADESIVO – Exceto para Linha Click

TEMPERATURA

Levar o adesivo acrílico à temperatura ambiente antes do uso.
A consistência correta da cola é atingida quando a temperatura ambiente está entre 15 a 25 °C.
Temperatura ambiente entre 15 a 25°C – umidade relativa não superior a 75%, fora deste quadro, não aplicar a cola.

ESPATULAÇÃO

Espatular o adesivo acrílico, com a espátula dentada (consumo de 350 a 400g/m2), no sentido contrário ao comprimento das peças (réguas de piso), puxando bem, para que somente a cola entre dentes da espátula fique no contrapiso, evitando assim, o desperdício de cola.

EVAPORAÇÃO (muito importante testar o verso do piso)

Esperar de 15 a 20 minutos, após espatular, (o tempo, depende da temperatura ambiente) a SECAGEM PARCIAL da cola, que deverá ser o quanto possível seco, mas ainda, capaz de molhar o verso do piso. Caso tenha secado demais (formando uma película) e não molhe mais o verso do revestimento, é só reespatular a mesma cola e verificar novamente se a cola molha o verso do piso.

RETIRADA DAS BOLHAS DE AR

Pousar o revestimento, exercendo uma pressão uniforme em toda a superfície, de forma a provocar a saída de eventuais bolhas de ar. Caso não o faça, onde formaram bolhas de ar, o piso não irá colar na superfície.

LIMPEZA DA COLA

Limpeza da cola com álcool doméstico, comum (nunca utilizar o álcool de posto de combustível). É possível caminhar após 24 a 48 horas (dependendo da temperatura ambiente).