Você está em: Especificação, Instalação e Manutenção / Especificação Técnica
ESPECIFICAÇÃO, INSTALAÇÃO, MANUTENÇÕES E GARANTIAS.

Carpete acumula sujeira

De toda a sujeira encontrada nos carpetes, aproximadamente 80% vêm de áreas externas e são trazidos pelas solas dos sapatos dos usuários. Por isso, os locais sujeitos a ficar mais sujos são os de acesso onde, em geral, se dá a transição dos pisos frios para o carpete, soleiras de porta, halls de entrada, lobbies de hotel, elevadores, etc.

Resistir à sujeira depende da associação de diversos fatores para, de forma preventiva, dificultar que ela se fixe no tapete. A aplicação de impermeabilizantes forma uma camada invisível protetora em volta do fio, conferindo-lhe repelência a partículas sólidas e líquidas. Filamentos com superfície lisa oferecem menor área na qual a sujeira pode aderir. Assim, filamentos sintéticos apresentam melhor desempenho do que fios naturais. Quanto mais denso for o carpete, mais difícil será a penetração de partículas entre os seus fios, facilitando a aspiração da poeira.

Carpete provoca alergias

Antigamente os fios não tinham a tecnologia que tem hoje. Scotchgard, teflon e novas fibras sintéticas possuem propriedades antialérgicas que combatem a umidade e a proliferação de microorganismos (fungos, bactérias, ácaros).

A propriedade antialérgica é encontrada em carpetes produzidos 100% com materiais sintéticos. Já o uso de fios de lã na superfície e de juta na base secundária, por serem matérias-primas naturais, pode propiciar o surgimento de mofo no carpete, podendo desencadear reações alérgicas em pessoas sensíveis a estes microorganismos.

Nos anos 70/80, na Suécia, pesquisas demonstraram que as ocorrências de reações alérgicas não decresceram com a redução do uso de carpetes nas residências, pois os outros revestimentos de piso não possuíam a capacidade de reter pequenas partículas em suas superfícies. Com as partículas devidamente retidas no carpete, o ar torna-se mais limpo e livre de microorganismos que podem causar alergias.

Como solução para evitar o acúmulo e propagação destes microorganismos, existe substâncias químicas desenvolvidas para aplicação em produtos têxteis que criam ambientes nada hospitaleiros. No caso de carpetes, são produtos de grande durabilidade e eficiência, como demonstra pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Fabricantes de Carpetes. Um carpete lavado profissionalmente 15 vezes ainda apresentava as propriedades originais quanto às propriedades bactericida, fungicida e acaricida. Considerando que, em residências, recomendamos uma lavagem profissional por ano, o resultado alcançado pelo teste superou e muito a vida útil média de um carpete.

Carpete encarde

Muitos carpetes não são construídos na sua cor efetiva, com fios inicialmente transparentes e depois tingidos. De acordo com o tráfego, sua tinta vai saindo e sua aparência transparente volta a aparecer, criando um aspecto desbotado com a aparência de sujo.

Processos de tingimento e fixação inovadores tornam os carpetes sintéticos resistentes ao tráfego, à ação da luz em condições normais de uso e à utilização de produtos de limpeza adequados. É o caso dos carpetes Solution Dyed SD, que aumentam a solidez da cor e a resistência ao desbotamento causado pela ação da luz e/ou de produtos de limpeza, inclusive alvejantes a base de cloro. Solution Dyed SD são filamentos de ultima geração em que a cor é incorporada ao filamento no momento da sua fabricação, passando a fazer parte integrante do fio.

Carpete não aguenta tráfego

A decisão de escolha do carpete deve ser baseada em um conjunto de informações. Não apenas por ser de nylon um carpete é superior. É preciso avaliar vários aspectos para adequar o produto às necessidades do ambiente.

Um exemplo de resistência vem de um dos aeroportos mais congestionados dos Estados Unidos. O Aeroporto Internacional de Atlanta tem toda sua área de tráfego revestida em carpete, pelo qual caminham diariamente cerca de 2 milhões de usuários ao mês. Carpetes modernos tem total capacidade de agüentar tráfego pesado desde que corretamente especificados.